monalisa libras administração publica(tudo sobre a Língua de sinais)
quarta-feira, 13 de agosto de 2014
É Preciso que as Pessoas Surdas Estejam Inseridas nas Escolas Regulares no Brasil.
É Preciso que as Pessoas Surdas Estejam Inseridas nas Escolas Regulares no Brasil.
No Brasil mesmo com as mudanças nas leis ainda falta muito até que a educação seja algo apropriado a todas as diferenças e principalmente com as pessoas surdas falta capacitação para os profissionais da educação para que eles trabalhem com essas pessoas, mas a passos pequenos a mudança se nota com alguns cursos de capacitação sobre a Língua de sinais. Essa linguagem de sinais que é algo muito interessante deve ser aprendida por todos os públicos acabando de vez com o preconceito.
Na verdade este país com dimensões continentais tão cheio de diferenças falta muita coisa para chegar a ter uma das melhores educação no mundo. A realidade é que hoje com dados mostrando o tamanho da população surda que já passa de 4 milhões de pessoas são pouquíssimas as pessoas que sabem a língua de sinais. A falta de educadores de pessoas com capacidade de interagir com os surdos é muito grande. Se fizesse uma pesquisa em todo o Brasil sobre as pessoas com surdez como eles aprendem em casa a se comunicar com seus familiares até chegar à escola o que com certeza sairá nos dados da pesquisa é que eles aprendem ou inventam sua própria linguagem para que possam se adequar na vida em sociedade. O fato é que aja uma formação que seja disseminada a LIBRAS (Língua Brasileira de sinais). As escolas regulares ainda não estão apropriadas para receber os surdos, normalmente quando os surdos vão paras as escolas eles são praticamente jogados no canto da sala isso se torna até constrangedor para toda a sala, pois como os professores não sabem falar com eles e nem os outros alunos os surdos ficam perdidos muitos já são levados às escolas depois de muito grandes e como eles são normal só não escutam e nem falam a tendência deles é abandonar a escola. Como já citado anteriormente o Brasil tem uma grande população de pessoas com surdez então é preciso que as leis saiam do papel e que seja obrigatória à disciplina de Libras nos cursos de graduação.
De certa forma a passos miúdos a realidade está mudando hoje existem pequenos curso e poucas capacitações para professores. Mas não é só para os professores que deve existir o ensino da linguagem de sinais é para haver um cadastro dessas pessoas surdas onde a família ou pelo menos os pais e a própria pessoa se já adulta frequente um curso de LIBRAS seria uma grande solução. É lei que os cursos de (Art. 3
o
A Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.) isso deve ser realidade que não fique só no papel, pois as pessoas surdas não vivem presas eles são normais e tem que frequentar todos os lugares então é preciso que seja verdadeiramente obrigatório a linguagem de sinais nos cursos de graduação e em todos que as pessoas na sua profissão lidem com todos os públicos, mas também é preciso que os pais e as próprias pessoas surdas continuem lutando para que seus direitos sejam respeitados, pois além de tudo ainda existe certo preconceito até hoje porque a linguagem de sinais é tratada como se fosse mimica e na verdade não é isso são gestos para que as pessoas surdas possam se comunicar com os outros que estão a sua volta.
Mas como nem tudo é ruim com a lei que obriga os profissionais daeducação ter essa disciplina de Libras vai melhora e muito a vida de quem ésurdo no Brasil, pois antes esquecidos lá no final da sala de aula eles terão achance de aprender como os outros alunos com a ajuda dos professores. É precisoque se o governo não quer capacitar os professores que ele invista eminterpretes dentro da sala de aula que também é uma solução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário